MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Não tem como ter veículo e não trocar óleo do motor, pastilha de freio, filtros de combustível, óleo, ar, sendo denominada Manutenção Preventiva, essa por sua vez têm custo mais baixo e o tempo de reparo é menor, agende hoje mesmo sua preventiva e deixe nossos profissionais e nossa estrutura surpreender você.

FREIOS E SUSPENSÃO

 

Freios

O sistema de freio trabalha em constante atrito e sofre desgaste natural ao longo do tempo, por esta razão, é importante que se façam revisões a cada 10.000 quilometros, para mantê-lo funcionando corretamente e proporcionando freadas seguras e com tempo de resposta adequado.

O serviço de revisão no sistema de freios, consiste em verificar e avaliar o estado e a necessidade de manutenção corretiva ou preventiva dos componentes dos sistemas de freio dianteiro, traseiro, atuação do sistema, bem como o fluido de freio e seu reservatório.

 

Suspensão

Os componentes da suspensão, igualmente ao sistema de freios, sofre um desgaste natural com o tempo, e o que agrava ainda mais esse desgaste natural é o estado de conservação de nossas ruas e estradas.

O conjunto de suspensão é responsável por absorver as irregularidades e impactos do solo, garantindo que o pneu fique em permanente contato com o mesmo.

A suspensão em bom estado de conservação e funcionamento garante conforto e boa dirigibilidade ao condutor do veículo, além de proporcionar condições ao pneu de ter maior durabilidade aumentando a sua vida útil evitando  desgaste irregular.

Os componentes da suspensão que devem ser avaliados em uma revisão são:

molas, amortecedores, kits de borrachas, coxins de fixação e rolamento dos amortecedores, barra estabilizadora e bandejas.

TROCA ÓLEO
 

Troca do Óleo

É conveniente respeitar os prazos recomendados pelos fabricantes dos automóveis para substituição do óleo. Esses períodos deverão mesmo ser encurtados para três ou quatro meses, se o automóvel for somente utilizado em pequenos trajetos. A razão para maior freqüência da mudança de óleo, neste caso, reside no fato de quantidade de aditivos detergentes e dispersantes presente no óleo ser pequena e consumir-se com muito maior rapidez nas condições de repetidos arranques e paradas do que em percursos longos, em que o motor funciona a uma temperatura estável.

Para preservar o motor:

  • Troque o óleo e o filtro no intervalo de quilometragem  recomendado pelo fabricante do veículo, ou a cada 6 meses para os óleos minerais e semi-sintéticos e 1 ano para óleos sintéticos;

  • Se for necessário completar o nível do lubrificante, use a mesma marca, tipo e viscosidade do que já está no motor;

  • Não misture lubrificantes diferentes quando completar o nível, nem aditivos extras (devem ser colocados junto com o óleo novo) e nunca adicione óleo mineral ao sintético (ou vice-versa);

  • Se o motor consome muito óleo, verifique a causa consultando profissionais capacitados;

  • Em caso de dúvida, troque o óleo. Fica bem mais barato que retificar o motor;

  •  Abasteça seu carro em postos com combustível de qualidade comprovada.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
 

Alinhamento

É recomendado fazer o alinhamento da direção a cada 10.000 km ou na ocorrência de algum incidente que possa causar avarias no veículo, mesmo que, visualmente, esse evento não tenha tido maiores consequências, mas o carro poderá sentir.

Um carro desalinhado pode causar o desgaste dos pneus, o comprometimento da dirigibilidade e o aumento do consumo de combustível. Em uma frenagem, dependendo do estado do pneu, como a área de contato é menor, pode aumentar substancialmente a distância de parada, além do risco de desvio da trajetória, que pode puxar tanto para a direita quanto para a esquerda.

Balanceamento

 

O balanceamento das rodas, como o nome diz, é balancear as massas do conjunto roda e pneu que, por algum motivo, podem estar em desequilíbrio.

O primeiro sinal de que a roda está desbalanceada é uma vibração sentida no volante, quando a roda com problemas está no eixo dianteiro, ou no assoalho, no caso do eixo traseiro. Além do desconforto, porque o pneu literalmente pula como se fosse uma bola de basquete, essa vibração compromete a estabilidade e provoca desgaste irregular dos pneus, diminuindo a vida útil dos componentes da suspensão, como amortecedores, buchas e borrachas.

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